Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mania de entender...

Mania essa sem graça que tenho de ficar tentando entender as coisas. Mania de ter tudo explicadinho, cada coisa na sua devida casinha, tudo entendido, explicado e absorvido.
É terrível essa obsessão por compreender tudo. É insuportável a curiosidade remoendo o interior e me fazendo manter a cara mais perplexa do mundo diante das situações mais comuns. Essa coisa insuportável de tentar decifrar tudo que se passa, de achar sentidos escondidos atrás de cada olhar, de cada gesto, de cada silêncio. Medo das pessoas, situações e sentimentos serem somente aquilo que eu vejo. Ideia de qua tudo necessita ter um motivo maior para acontecer.
Quem disse que existem coincidências? Para alguém com mania de entender elas não existem, são tudo previamente programadas por esse tal de destino que insiste em nos pregar peças todos os dias. Quando penso que já entendi tudo que deveria ser entendido lá vem esse tal destino que se diz nosso amigo me apresentando mais um quebra cabça a ser decifrado, mais um texto a ser decodificado,  mais uma história a ser entendida. E se essas tais coincidências existem mesmo, elas, com certeza, tem um motivo para acontecer.
Não posso aceitar a ideia de que minha vida é regida por fatos inesperados sem conexão e sem sentido. Tudo acontece por um motivo. As conversas fora de hora, os encontros inesperados, a perda de alguma coisa, a internet que não conecta, a ligação que não acontece. Até as coisas não ditas e os fatos não acontecidos são regidos por uma ordem. A vida não pode ser isso descontrolado que muitos pregam por aí.
Se eu pudesse andaria todos os dias com uma grande lupa observando tudo que me rodeia e tentando entender os porquês de tudo que me cerca.
Destesto essa mania de tentar entender tudo, mas fazer o que se nasci assim?

2 comentários:

Wagner Sabbado da Rosa disse...

oi, eu acho que tudo funciona bem se tu se concentra nas coisas que voce deseja atingir. Se voce vai jogando o teu dia com as atividades que voce dispos a completar ja é uma grande vitoria. Os codigos sao infinitos no meu ponto de vista, e sei la o que querem dizer. A energia do homem é uma fonte finita, uma hora chega a velhice e o que tu fez? Por isso acho uma boa saber com o que tu vai se ocupar e se preocupar. As vezes a internet é uma armadilha, ela e outras coisas te tiram do foco mil vezes num mesmo dia. Mas isso nao quer dizer que nao da para tentar conhecer coisas diferentes, talvez possa acrescentar para atingir teus objetivos.
Legal teu blog;

Jeferson Cardoso disse...

Também nasci com essa mania e pensava que todos eram assim.
Boa semana. Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com