Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Pedras no caminho.

Será que paramos para pensar em todos os problemas que temos enfrentado nos nossos dias? Dia a dia se segue sem que tenhamos tempo para pensar em tudo o que nos ocorre.
As vezes temos dias tão corridos que mal lembramos o que comemos no almoço ou o que queriamos ter feito e não tivemos tempo para começar. Cada dia tem sido um montículo de pedras que pouco a pouco vão se amontoando.

Não quero aqui falar daquela frase um tanto quanto clichê que aconselha-nos a pegar as pedras que nos jogam e construir nosso castelo. Acredito que não cabe aqui a ousadia de construir grandes coisas através do nosso fracasso, muito menos a audácia de "fazer inveja" aos que nos maltratam.

Penso apenas se não seria possível pensar em tudo isso, todas essas coisas que pouco a pouco atravessam nosso caminho sob outra ótica. Por que não ver as pedras no caminho como um possível caminho feito com pedras, onde cada pedra depositada não é um problema e sim uma superação.

Não imagino modo de ver a vida observando só os problemas que nos cercam. Não quero com isso negar a existência deles. Discussões, falta de tempo, atribulações no trabalho, família ou relacionamento. Mas, se fosse tudo tão fácil que graça haveria em viver? O que nos motivaria a levantar todas as manhãs, lavar o rosto ainda cansado e refletir sobre a imensa lista de atividades que temos a desempenhar?

Acredito que problemas não são os únicos motivadores de nosso próprio fracasso. Eles são sim os testes de nossa resistência e de nossa persistência. Eles são nossos impulsionadores quando precisamos tomar novas decisões (as vezes drásticas).
São nossas dificuldades que nos fazem crescer.

Não é preciso entristecer-se diante dos problemas, e sim alegrar-se pensando na possibilidade de crescimento e na grandeza que é estar disposto a prender com os tropeços e com as pedras no caminho. Ou seria apredner com o nosso caminho que é na verdade formado por muitas e muitas pedras? Quanto mais pedras, mais superação e mais aprendizado.

Um comentário:

Giovanni Donizete disse...

Pedras no caminho, acho que você não poderia ter definido melhor o assunto desse post. Ultimamente tenho vivido tantas coisas que se assemelham tanto ao que você escreveu ai. No entanto não tenho conseguido lidar bem com essa situação. Em alguns momentos ou na maioria deles, as pedras que arremessam contra nós vão se tornando um peso enorme que não permite que o belo verde de nossas conquistas se manifeste, até porque ele ainda está frágil e o contato com o mundo é muito recente. Quando as pedras não são fortes o bastante para esmagar a vegetação, elas ainda atrapalham muito, pois impedem que a luz do sol chegue até nós. Bom ainda tenho esperança que a cada dia nossa energia se renove para que possamos ainda lutar por cada raio de sol que venha a iluminar nossa existência, mas é frustrante quando nos esforçamos tanto para ver o sol e encontramos força para retirar as pedras e no fim de tudo temos como recompensa um dia nublado.
Adorei ver você de volta aqui, às vezes fico na expectativa prá ler o que você anda escrevendo, já que temos nos falado tão pouco. Fico no aguardo das próximas postagens.
Bjão.